sábado, 30 de abril de 2011

A cultura que trazemos de casa...



Paulo Freire dizia que a criança já vem de casa com uma certa cultura, um certo conhecimento adquirido pela vivência no próprio lar, ou seja, uma criança quando entra na escola pela primeira vez já sabe o que é uma árvore, só não sabe escrever "árvore" mas tem idéia do que seja. Isso me recorda a minha própria infância, a maior parte do meu vocabulário adquiri em gibis da Turma da Mônica e também do Tio Patinhas, Pato Donald, Riquinho, Luluzinha, Recruta Zero e outros, foi a partir deles que tomei conhecimento de palavras pouco usuais. Não acho que meu vocabulário seja excelente, pelo contrário, mas o considero um pouco acima da média com certeza. Meu inglês é inexistente, mas as pessoas que falam sempre elogiam minha pronúncia, e quando eu fazia inglês tinha facilidade em entender o que falavam, algumas pessoas inclusive juravam que eu sabia falar inglês, toda essa afinidade com o idioma do Império, acredito, vem das músicas que sempre ouvi e cantei, seja em inglês americano, seja em inglês britânico. O que quero dizer é que existe um tesouro dentro da bagagem que as crianças trazem de casa mesmo no primeiro dia de aula, mesmo sem estarem alfabetizadas, mesmo sem nunca terem pisado em uma escola, e todo esse arcabouço vem do lugar mais improvável: da TV, do computador e de outras mídias.

Nós professores temos que estar atentos a isso, temos que conhecer e nos familiarizar com o que surge de novo, Orkut, Facebook, MSN isso tudo já esta no dia a dia das crianças e jovens e são ferramentas poderosas para uso no aprendizado de diversas disciplinas!!!

Uma vez lendo uma revista me deparei com uma experiência muito legal de uma professora de história ou geografia se não me engano: ao perceber que durante a aula os jovens não paravam de teclar, filmar e fotografar com seus celulares ela sugeriu o seguinte trabalho: um documentário inteiramente filmado com os celulares, sobre a história do bairro com direito a entrevistas com os mais antigos moradores!!! Fantástico, ao invés de reclamar e praguejar sobre o uso dos celulares em sala ela decidiu tornar o aparelho um novo material didático!!!!

Criatividade todos temos, basta estarmos abertos as novas possibilidades!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário